Prefeitos de Itaperuna, Paraíba do Sul e Três Rios, Secretário do Ambiente e Desv. Rural de Pinheiral, assinam compromisso com Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ no Green Rio

foto-prefeitois

O Prêmio Alimentação Escolar Saudável RJ foi lançado dia 20 de maio de 2015, durante o evento Green Rio no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Na ocasião, os prefeitos de Três Rios, Paraíba do Sul e Itaperuna assinaram o compromisso com o projeto. Marlon Sarubi – Secretário do Ambiente e Des. Rural de Pinheiral também assinou o Termo de Compromisso, representando o Prefeito de Pinheiral.

Luiz Carlos Barbosa fez uma apresentação do Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ, contextualizando o tema alimentação escolar saudável no cenário global e mostrou os indicadores que serão contemplados no Prêmio Alimentação Escolar Saudável RJ. O aumento do uso de frutas e legumes, diminuição da utilização de produtos industrializados e, principalmente, realizar a compra de alimentos locais, serão referências utilizadas na avaliação das merendas escolares envolvidas nesta iniciativa.

Luiz Carlos Barboza

Luiz Carlos Barboza

No painel coordenado por Luiz Carlos Barboza, a Secretária de Educação de Três Rios, Carla Monnerat, e a Secretária de Educação de Paraíba do Sul, Francine Fontainha, apresentaram as iniciativas que já ocorrem nestes municípios com relação a merenda escolar, em total sintonia com o Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ.

Francine Fontainha e Carla Monnerat

Francine Fontainha e Carla Monnerat

Antonio Tavares

Antonio Tavares

Também participou deste painel Antonio Tavares, Gerente do Centro de Alimentos e Bebidas SENAI, representando a FIRJAN que será parceria do Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ, no qual terá importante papel.

O Planeta Orgânico, organizador do evento, convidou o pesquisador dinamarquês, Bent Milkkensen, da Universidade Aalborg, para abordar o tema da alimentação nas escolas. Bent apresentou sua pesquisa sobre compras locais como desafio às cadeias globais de alimento.

Na avaliação do secretário estadual de agricultura, Christino Áureo, presente no Green Rio, a iniciativa é mais uma forma de estimular administrações municipais para a valorização da produção agropecuária local.

O prefeito de Três Rios, Vinicius Farah, destacou que merenda de qualidade é garantia de aluno mais preparado para a aprendizagem.

O prefeito de Itaperuna, Alfredão, ressaltou a presença dos agricultores no evento, que participou com mais de 40 produtores rurais do município. O prefeito de Paraíba do Sul, Marcinho Abreu, comentou sobre a qualidade do Green Rio, manifestando interesse num evento similar com apelo regional para a região centro-sul do estado no segundo semestre. O município de Trajano de Moraes também faz parte do projeto e se comprometeu em assinar o compromisso com a alimentação escolar saudável.

O Coordenador Geral de Itaipu, Nelton Friedrich, por estar fora do Brasil durante o Green Rio, enviou mensagem aos organizadores do Green Rio, registrando o apoio ao Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ. Para conferir a mensagem de Nelton Friedrich favor clicar no link abaixo.

https://youtu.be/GBG53_5Fdwg

Evandro Peçanha

Evandro Peçanha

Ênio Queijada

Ênio Queijada

O projeto Alimentação Escolar Saudável RJ conta com o apoio do SEBRAE, que esteve presente no Green Rio através de seu diretor no Rio de Janeiro, Evandro Peçanha e do Gerente de Agronegócios Enio Queijada.