Notícias

EU-parliament-nre-2
Relatório do Parlamento Europeu aponta pesticidas como responsáveis por danos cerebrais em crianças

Comer alimentos com altos níveis de pesticidas tem um efeito adverso no cérebro, de acordo com uma pesquisa de evidências científicas, solicitadas pelo Parlamento Europeu.

Saiba mais!


 

PNAE2-350R$ 6 milhões em alimentos da agricultura familiar vão para escolas do DF

Os vereadores da cidade de Criciúma (SC) aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei PL 26/16 de autoria da vereadora Tati Teixeira (PSD) que “dispõe sobre o impedimento de uso de alimentos transgênicos ou de produtos com substâncias transgênicas na merenda escolar da Rede Municipal de Ensino do Município”.

Saiba mais!

 


 

tatijessiarosso-1Vereadores de Criciúma impedem transgênicos na merenda escolar

Os vereadores da cidade de Criciúma (SC) aprovaram, por unanimidade, o projeto de lei PL 26/16 de autoria da vereadora Tati Teixeira (PSD) que “dispõe sobre o impedimento de uso de alimentos transgênicos ou de produtos com substâncias transgênicas na merenda escolar da Rede Municipal de Ensino do Município”.

Saiba mais!


 

bannermerenda1Projeto Alimentação Escolar Saudável: contribuindo para a saúde e o desenvolvimento local

Esse projeto implantado, em seu primeiro ano, nos municípios de Itaperuna, Paraíba do Sul, Pinheiral, Trajano de Moraes e Três Rios, todos nos Estado do Rio de Janeiro, representa uma experiência bem sucedida da promoção da saúde e do desenvolvimento econômico local. Foi implantado graças à parceria estabelecida entre Sebrae/RJ, Sistema Firjan e Planeta Orgânico.

Saiba mais!

 


 

idecConheça especial do IDEC “O sódio que você não vê”

O IDEC (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lançou um especial com o nome “O sódio que você não vê”.

Saiba mais!


 

Todos os prefeitos dos municípios que participaram do projeto Alimentação Escolar Saudável RJ compareceram ao Green Rio 2016 para a entrega dos Destaques Prêmio Alimentação Escolar Saudável RJ

O Projeto “Alimentação Escolar Saudável RJ” é uma iniciativa do Planeta Orgânico, SEBRAE e FIRJAN / Centro de Tecnologia de Alimentos e Bebidas SENAI.

O projeto tem por objetivo contribuir para a saúde das crianças nas escolas do Estado do Rio de Janeiro através da promoção do desenvolvimento local e regional e da alimentação escolar saudável, beneficiando assim os pequenos negócios envolvidos na cadeia produtiva de alimentos e bebidas.

 

Saiba mais!


 

Reduzir o desperdício alimentar poderia ajudar a mitigar a mudança climática

Criado com o objetivo de promover e desenvolver a alimentação saudável nas merendas escolares, além de indicar critérios de qualidade no Estado do Rio de Janeiro, o Projeto Alimentação Escolar Saudável foi apresentado a representantes de Prefeituras de quatro municípios.

Saiba mais!


 

Agricultores de Rio Claro fornecerão produtos para merenda escolar

A merenda escolar servida nas escolas municipais de Rio Claro terá novamente, este ano, participação significativa de produtos originários da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Rio Claro e Região. A entidade foi selecionada em chamada pública realizada no início da semana, que também credenciou a Associação dos Apicultores de Rio Claro (Apirc) para o fornecimento de oito toneladas de mel com a mesma finalidade.

Saiba mais!


 

Horta de comunidade indígena atende merenda escolar no Mato Grosso

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, está desenvolvendo uma horta comunitária na comunidade indígena bakairi, nas aldeias Santana e Nova Canaã, localizadas no município de Nobres (146 km a Nédio Norte de Cuiabá). Serão ofertadas sementes e Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para implantação de um horta de 600 metros quadrados para produção de legumes e verduras.

Saiba mais!


 

Merendeiras de Itaperuna, Paraíba do Sul, Pinheiral, Trajano de Moraes e Três Rios são as protagonistas do projeto Alimentação Escolar Saudável

Encerrando o ano de 2015, o Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ realizou seminários de mobilização social e entrega de certificados de capacitação as merendeiras das escolas municipais que aderiram ao projeto no decorrer do ano.

Nestes seminários, estiveram presentes representantes do Sebrae/RJ, bem como de seus gestores regionais, representantes da Firjan, CTS Vassouras, Senai e Sesi, além de representantes do Planeta Orgânico, gestor do Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ.

Saiba mais!


 

Gordura trans é proibida nos EUA mas permitida no Brasil

O portal G1 noticiou, em junho de 2015, que o governo americano deu três anos para que os fabricantes de alimentos não usem mais gordura trans. A gordura trans também está presente nos alimentos industrializados para aumentar sua validade e dar mais sabor. Entretanto, aumenta o risco de obesidade, diabetes, pressão alta, diminui o colesterol bom e aumenta o ruim.

Saiba mais!

 

 

 


 

Alimentação saudável em foco no NDI – UFSC

As unidades de Educação Infantil exercem papel importante na formação de hábitos alimentares saudáveis de crianças entre 3 meses a 6 anos. Até os dois anos de idade a apresentação dos novos sabores e texturas às crianças propicia a formação do hábito alimentar saudável. Permeada pelas primeiras experiências, a partir dos dois anos a criança passa a demonstrar sua própria independência, trazendo com maior ênfase suas opiniões sobre os alimentos.

Saiba mais!


 

“Hortas nas Escolas” incentiva alimentação saudável no Município de Itaguaí/RJ

Secretaria de Meio Ambiente do Município promove a primeira colheita do projeto

A Secretaria de Meio Ambiente de Itaguaí realizou no mês de outubro/2015 a primeira colheita do projeto “Horta nas Escolas”, implementado na Escola Municipal Elmira Figueira, no bairro Estrela do Céu. A horta produziu 250 pés de alface, 40 de cebolinha, 70 de cheiro verde, 82 de beterraba e 42 de couve, que serão destinados à merenda escolar, não somente da Escola Elmira Figueira, como também das unidades que ainda não possuem horta.

Saiba mais!


 

Brasil firma o Pacto Nacional para Alimentação Saudável              

Objetivo é promover o consumo de alimentos saudáveis a fim de combater o sobrepeso, obesidade e doenças decorrentes da má alimentação.

Em decorrência da 5ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, realizado em Brasília, o Governo Federal lançou o Pacto Nacional para Alimentação Saudável, com foco na promoção do consumo de alimentos saudáveis e adequados e a ampliação das condições de oferta e disponibilidade desses alimentos para combater o sobrepeso, a obesidade e as doenças decorrentes da má alimentação da população brasileira.

Saiba mais!


 

Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar tem inscrição até 2 de novembroimageventomerendaescolar

Merendeiros e merendeiras de todo o país terão até o dia 2 de novembro para se inscreverem no concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar. O prazo, que era até 25 de outubro, foi prorrogado para que mais pratos regionais sejam adicionados ao cardápio, que já conta com receitas de vatapá, peixada, feijão tropeiro, caldos e outras dezenas de iguarias que são servidas diariamente nas escolas do Brasil.

Saiba mais!


 

Projeto da Merenda Vegetariana é sancionado em Florianópolis

 

Merenda-VegetarianaAprovado em junho deste ano pela Câmara de Vereadores, o projeto que implementa a merenda vegetariana na rede municipal de educação virou lei após sanção do prefeito.

Assim como existe as merendas sem lactose e glúten, a nova lei aproxima a escola do ambiente familiar. “Se a escola é a continuidade da educação de casa, não podemos impor uma dieta com carne para crianças e adolescentes de famílias que não fizeram essa escolha”, justificou o vereador Afrânio.

Saiba mais!


 

Municípios recebem orientações para utilização de guia no projeto Alimentação Escolar Saudável

fotocolagemsitemerendaDurante o mês de agosto, foram realizados treinamentos com diretores de escolas municipais e representantes das cinco cidades participantes do Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ. O objetivo foi orientar o preenchimento dos formulários de participação referente ao guia que faz parte do projeto.

Em Pinheiral, participaram da reunião representantes do SEBRAE, Planeta Orgânico, FIRJAN. O encontro teve a presença do prefeito José Arimathea Oliveira, que ressaltou o trabalho com alimentação escolar saudável desenvolvido no município nos últimos anos. A secretária de educação, Cleonice Pires, também participou com sua equipe.

Saiba mais!


Infancia_acima_do_peso

Infância acima do peso

Níveis de obesidade infantil no Brasil não param de subir, encostam nos números dos EUA e colocam a saúde de nossas crianças em risco. Excesso de influência da indústria de alimentos nas políticas de governo é obstáculo para frear avanço.

Já faz tempo que a obesidade deixou de ser apenas um problema de “países ricos” e tornou-se uma epidemia global. Mais recentemente, essa mesma “globalização” aconteceu especificamente com a obesidade infantil, inclusive no Brasil. Por aqui, uma em cada três crianças já está acima do peso.

Saiba mais!

 


 

Açúcar oculto nos alimentos: Vilão para a saúde?images1

Uma preocupação atual da Organização Mundial de Saúde (OMS) é o elevado consumo de açúcar pela população mundial. A recomendação é que não ultrapasse 10% das calorias totais da dieta. Mas como fazer este cálculo? Para uma dieta de 2000 calorias o limite seria 50 g de açúcar o que equivale a 12 colheres de café.

Saiba mais!

 

 


 

Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ começa etapa do segundo semestre de 2015

Foi apresentado, em julho, à Secretaria de Educação de Trajano de Morais (RJ) o histórico do projeto, missão e informações sobre “Guia de Orientação para Utilização dos Critérios e Indicadores” que servirá de referência ao longo do Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ. O objetivo da reunião foi definir quantas escolas e quantas merendeiras de Trajano participarão do referido projeto, demandar as datas dos cursos que serão ministrados por FIRJAN/SESI/SENAI. Estes cursos fornecerão certificados às merendeiras.

Saiba mais!


 

4 June 2010, Amdi Woyane - School children eating lunch prepared by a group of women participating in a school feeding project.

FAO lança novo debate online em nutrição escolar

A Organização para a Alimentação e Agricultura das Nações Unidas (FAO) acaba de lançar uma nova discussão on-line sobre a alimentação escolar. Sob o tema “Como a alimentação escolar e atividades de nutrição podem promover hábitos alimentares saudáveis ao longo da vida”, os participantes são convidados a contribuir, respondendo a três perguntas até o dia 05 de agosto.

Saiba mais!

 


 

BananaProjeto Alimentação Escolar Saudável RJ começa etapa do segundo semestre de 2015

A banana verde passou a ganhar destaque como recomendação nutricional, em receitas de culinária e blogs especializados. A biomassa da banana verde possui alto teor de amido resistente que é similar aos efeitos benéficos da fibra alimentar. Também contém alto teor potássio, fósforo, ferro e cálcio. Auxilia no bom funcionamento do intestino, diminui a absorção de gorduras, melhora o trânsito intestinal e aumenta saciedade (informações do SENAC SP).

Saiba mais!

 


 

Reuniões em Três Rios e Paraíba do Sul definem cursos com merendeiras e seminário

Foi realizado dia 25 de junho, em Três Rios e Paraíba do Sul, reunião com a presença das respectivas Secretárias de Educação e nutricionistas destes municípios em continuidade ao Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ, cujo Prêmio foi lançado no evento Green Rio.

Saiba mais!