Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ começa etapa do segundo semestre de 2015

Foi apresentado, em julho, à Secretaria de Educação de Trajano de Morais (RJ) o histórico do projeto, missão e informações sobre “Guia de Orientação para Utilização dos Critérios e Indicadores” que servirá de referência ao longo do Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ. O objetivo da reunião foi definir quantas escolas e quantas merendeiras de Trajano participarão do referido projeto, demandar as datas dos cursos que serão ministrados por FIRJAN/SESI/SENAI. Estes cursos fornecerão certificados às merendeiras.

O mesmo ocorreu com representantes da Prefeitura de Itaperuna, onde as nutricionistas presentes apresentaram o panorama da alimentação escolar no município. Esta região conta com a Associação de Produtores PAIS, envolvendo, aproximadamente, 75 produtores,tem 53 escolas, incluindo as creches, e 110 merendeiras. A cidade de Campos, próxima à Itaperuna, reativou uma cooperativa dentro de um assentamento que beneficiará rapadura. Laranja também é uma produção que cresce na região noroeste do RJ.

As reuniões contaram com a presença da Coordenadora de Alimentos e Bebidas do SEBRAE RJ, Marise Andrade da FIRJAN, Maria Beatriz Martins Costa do Planeta Orgânico e a consultora do SEBRAE, Marcia Manhães, entre outros participantes.

Em junho, ocorreram reuniões nos municípios de Três Rios e Paraíba do Sul com os mesmos objetivos para o projeto.

Projeto Alimentação Escolar Saudável em Itaperuna

Em Três Rios, houve a presença da Secretária de Educação, Carla Monnerat, que mencionou o Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ no 6º Fórum Nacional Extraordinário da UNDIME – União dos Dirigentes Municipais de Educação, do qual participaram mais de mil dirigentes de todo país. Também participou, em Três Rios, o gestor do Sebrae na região Centro-Sul, Jorge Pinho, que sugeriu considerar a inclusão de hortas nas escolas no Prêmio Alimentação Escolar Saudável. O encontrou contou também com a Coordenadora de Nutrição da Alimentação Escolar de Três Rios, Martha Pontes e equipe da Prefeitura.

Projeto Alimentação Escolar Saudável em Três Rios e Paraíba do Sul

Em Paraíba do Sul a reunião contou com as presenças da Secretária de Educação de Paraíba do Sul, Francine Fontainha e da coordenadora de Nutrição, Carolina Durões. Ambas fizeram uma apresentação do cenário da Alimentação Escolar em Paraíba do Sul, ressaltando que este município já mereceu reconhecimento em 2013, por ocasião do Prêmio Gestor Eficiente da Merenda Escolar, promovido pelo Instituto Ação Fome Zero (AFZ) . A Secretária Francine destacou que, nas escolas de Paraíba do Sul e em suas creches municipais, são servidas até cinco refeições por dia.