Trajano de Moraes é o primeiro município visitado pelo Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ

banner-Trajano

Trajano de Moraes é uma típica cidade do interior do Estado do Rio de Janeiro, com sua praça principal – Nilo Peçanha – que serve de ponto de encontro para seus moradores e visitantes. Suas fazendas centenárias do período imperial possuem, em sua maioria, arquitetura bem conservada e objetos de época que valem uma visita. Trajano dispõe de inúmeras potencialidades, como trilhas para caminhadas ecológicas e locais ideais para prática de mountain bike, cavalgada e parapente, sendo este o segundo melhor ponto para salto do Estado do Rio de Janeiro. Possui, ainda, lindas cachoeiras e a exuberante paisagem da Represa da Tapera.

O município possui uma altitude média de 655 metros. Durante o ano a temperatura varia entre 10 e 22 graus centígrados. Seu clima é considerado o 8º melhor clima do Brasil.

A Coordenadora de Alimentos do Sebrae RJ, Mariangela Rossetto havia solicitado aos gestores regionais parceria e apoio na divulgação do Projeto Alimentação Escolar Saudável/RJ. Fernanda Gripp, Coordenadora da Região Serrana I, foi a primeira a aderir ao projeto e indicou uma visita ao município Trajano de Moraes.

Dia 17 de novembro, a diretora do Planeta Orgânico, Maria Beatriz Martins Costa, foi a Trajano conversar com a Secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Trajano de Moraes, Rosseline Almeida de Carvalho, acompanhada de Necisia Aguiar, representando o Sebrae RJ / Friburgo

A Secretária Rosseline falou sobre as atividades educacionais e culturais de Trajano de Moraes e apresentou o projeto experimental “Rio Macabu em ação:história, conhecimento e vida”, com o qual Maria Beatriz ficou entusiasmada.

Este projeto envolveu o monitoramento participativo da qualidade da água dos corpos hídricos fluminenses, com sustentação metodológica baseada nos processos de educação patrimonial, e foi realizado pela Secretaria de Agricultura RJ / Programa Rio Rural, com apoio de Emater-RIO e Pesagro-RIO.

“Trata-se de um projeto exemplar, que merece ser divulgado e replicado, e gostaríamos de apresentá-lo no evento Green Rio, em maio de 2015” disse Maria Beatriz, ressaltando que este projeto indica o compromisso de Trajano com educação ambiental e, por consequência, sensibilidade para promover alimentação saudável no município.

Foi acordado que a Secretária Rosseline ficará em contato com Sebrae / Friburgo para agendamento de reunião com a nutricionista responsável pela alimentação escolar do município, contemplando o Projeto Alimentação Escolar Saudável RJ.